quarta-feira, 13 de julho de 2016




        Hoje é Dia de Escondidinho de Inhame

Inhame : Fonte de vitamina B6, que protege os vasos sanguíneos, reduzindo alguns tipos de doença cardíaca. Boa fonte de potássio, um mineral que também atua no controle da pressão arterial. O açúcar e a fibra do inhame retardam a absorção dos açúcares gerais ingeridos na dieta e também proporcionam sensação de saciedade. Boa fonte de magnésio, co-fator de várias enzimas que produzem energia e nos protegem da ação dos antioxidantes. 




Então hoje é dia de alegrar minha amiga Juliana Melo, para quem vai essa receita. 
Ingredientes :
10 inhames descascados e picados, sal light a gosto (  sal do himalaya ou sal comum mesmo ), 6 tomates sem semente, 2 cebolas fatiadas, 2 colheres de sopa de alho triturado, páprica picante ou pimenta calabresa a gosto, 2 colheres de sopa de óleo de coco ou de girassol, 1 colher de sopa de chia, 1 colher de sopa de linhaça dourada, orégano a gosto, 500 gramas de patinho moído e 2 cenouras raladas lavadas e com casca.
Modo de fazer :
Aqueça a panela, coloque uma colher de sopa de óleo de coco ( ou de girassol ), uma colher de sopa de alho picado, uma cebola fatiada, páprica picante, orégano e sal a gosto, 4 tomates picados sem semente, duas cenouras médias raladas, 1 colher de sopa de chia, 1 colher de sopa de linhaça dourada e refogue todos os ingredientes.
Quando estiverem todos cozidos e formando uma mistura homogênea coloque 500 gramas de patinho moído e espere a carne cozinhar. Acrescente água quando necessário e prove do tempero, acabando de ajustar algum ingrediente a seu critério. A carne estando cozida, desligue o fogo e reserve.
Em outra panela coloque uma colher de sopa de óleo de coco, 1 cebola fatiada, 2 tomates picados sem semente, 1 colher de sopa de alho triturado e sal a gosto. Espere refogar e depois acrescente 10 inhames descascados e picados. Coloque água até que a água atinja metade da porção de inhame e deixe cozinhar, verificando sempre quando estiverem totalmente cozidos . Acrescente água se necessário, mas nunca coloque demais. Não queremos uma sopa, e sim um creme.
Quando os inhames estiverem cozidos, desligue o fogo e bata-os em um processador, liquidificador, ou os amasse com um espremedor de batatas ( ideal porque não destrói todas as fibras do inhame ). Caso a mistura ainda esteja mole, volte-a para o fogo e deixe-a encorpar mais um pouco, mexendo sempre e provando o tempero. Até que atinja a consistência de um purê.
O creme pronto agora é só montar !
Uma porção do purê de inhame, intercalada com uma porção do patinho refogado finalizado com salsinha, cebolinha, gergelim torrado e pimenta biquinho !
Agora é só se deliciar , rs....bjos a todos.
Principalmente na minha amiga Jú !
Bjinhos



Nenhum comentário:

Postar um comentário