segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Geleia de Frutas Vermelhas com Iogurte Natural Desnatado

A semente da chia tem  o  poder  de absorver e reter quantidade significativa de água  devido à alta concentração de fibras.  Tornando-a assim, interessante para quem busca emagrecer, já que pode intensificar a sensação de saciedade.
Rica em ômega 3 ( a semente da chia é uma das mais ricas fontes conhecidas ); cálcio ( cinco vezes mais do que leite de vaca ); magnésio; manganês; fósforo; proteínas; fibras e antioxidantes ( que previnem o envelhecimento ).
O morango é uma fruta pouco calórica ( apresentando cerca de 38 calorias por 100 gramas  ) rico em vitamina C, A, E, B5 e B6,cálcio, potássio, ferro, selênio,  magnésio, fibras e flavonoides ( antioxidante ). Entre os principais benefícios do consumo de morangos para o organismo, podemos citar: fortalecimento do sistema imunológico, auxílio no bom  funcionamento do sistema digestório, ação anti-inflamatória, auxilio no processo de cicatrização de ferimentos, entre outros benefícios. Pesquisadores do Instituto Americano de Pesquisas para o Câncer, afirmam que o consumo de morango pode ajudar na prevenção do câncer, pois possui ácido elágico, uma substância que protege o DNA de mutações e evita a formação de novos vasos sanguíneos que alimentam os tumores.
A cranberry aqui também chamada de oxicoco, é muito indicada no tratamento de infecção urinária principalmente nas mulheres, que devem fazer uso rotineiro para evitar o aparecimento do problema. Pouco calórica quando consumida sem açúcar, a cranberry é capaz de produzir a sensação de saciedade, contribuindo para o emagrecimento saudável. Além disso, a fruta é riquíssima em antioxidantes, que previnem contra doenças e retardam o envelhecimento. Contêm vitaminas A, C e K. também é fonte de polifenois como o resveratrol, que protegem o coração também reduzindo o nível de colesterol no sangue. Previne a gastrite e úlcera impedindo a fixação de bactérias na mucosa estomacal e a placa bacteriana.
As amoras contém grandes quantidades de antocianinas, que são  poderosos antioxidantes que ajudam a reverter os danos celulares causados pelos radicais livres. Úteis na prevenção de doenças cardíacas, câncer e derrames.
Por ser uma fruta rica em cálcio, a amora é muito eficaz no combate a osteoporose. As folhas da amoreira são usadas para fazer chá, muito útil no tratamento de diarréias, inflamações da boca e garganta. Também com o uso do chá de amora, pode-se reduzir os níveis de açúcar no sangue, o que é muito bom para diabéticos.
Para fazer a geleia eu compro a cramberry desidratada e deixo de molho em um copo com água de um dia para o outro, até para ela render mais já que aumenta o seu volume. As amoras uso as embalagens congeladas da fruta mesmo, de 1 kilo,  assim como os morangos. Coloco-as todas para ferver juntas, com uma quantidade de água suficiente para cobri-las. Deixo ferver até incharem e começarem a desintegrar, repondo a água se necessário. Por fim coloco chia a gosto, e deixo descansar de um dia para o outro, para ela absorver a água e formar seu gelzinho delicioso e mega nutritivo. Adoçante pode ser a sucralose em pó, que coloco no fim, provando sempre. Aí fica a critério do freguês. Por ou não algo para adoçar, já que ela purinha sem nada fica meio ardidinha,...
Para o iogurte uso o leite desnatado, aquecido por alguns minutos. O ponto certinho é assim,...lave bem a mão e coloque o dedo no leite enquanto ele aquece. Você deve suportar a temperatura do leite até que conte até 10 ! Quando chegar nesse ponto o leite está na temperatura certa, já pode desligar o fogo. Aí é só acrescentar um copo de iogurte natural desnatado, de qualquer marca para cada litro de leite. Eu costumo deixar a panela com o iogurte próxima a panela enquanto faço a geleia, para manter um calorzino próximo. Já que para o bom o iogurte, o segredo é a temperatura. Depois da geleia pronta, já que vou desligar o fogo, cubro o iogurte com um pano de prato limpo e coloco no forno para manter a temperatura. Ele desligado, coloco lá só para servir de " estufa ". Aí no outro dia cedo retiro do forno e coloco na geladeira. Ele dura bem uns 5 dias...se durar até lá né ?
Então está ai gente,...geleia completa e gostosa com iogurte natural desnatado sem conservantes, que faz bem para tudo,.... principalmente para nossa “ cútis “ linda e maravilhosa né ? rs.
Espero que gostem e façam,...a tropa da fome aqui adora,..e come “ trem bão “ sem ver ,rsrsrsrs, coisa que mãe curte né ?
Bjim a todos e bom dia !






Nenhum comentário:

Postar um comentário